“Zipper Down” – Eagles of Death Metal

Zipper Down (Universal Music)

Universal Music - 8

8

User Rating: Be the first one !

A primeira grande injustiça que se comete com o Eagles of Death Metal é chamá-la de “a outra banda do cara do Queens of the Stone Age”. A segunda é a lembrança dos ataques em Paris em Novembro de 2015, quando a banda se apresentava no Bataclan.

Ambas são injustas porque o EODM é uma excelente e divertidíssima banda com méritos próprios e o quarto álbum da dupla, lançado depois de um hiato de quase oito anos, “Zipper Down” consolida a banda como um esforço próprio e digno, não apenas como um projeto paralelo de Josh Homme. Aqui ele é o “Baby Duck”, baterista e parceiro de Jessie “Boots Electric” Hughes, que toca mais instrumentos nesse disco que eu poderia listar.

Em alguns momentos as comparações com os outros projetos de Homme, que toca bateria e produz o disco, são inevitáveis. “Skin-Tight Boogie” lembra muito o Them Crooked Vultures e tem uma linha de baixo distorcida à la Nick Olivieri, ex-QOTSA. “I Love You All The Time”, parece ter saído do Desert Sessions. Porém, no conjunto do disco, percebe-se que é outra coisa completamente diferente.

“Complexity”, que abre o disco, é aquela declaração de intenções digna de uma primeira faixa. O bom humor da banda é facilmente percebido em “Save a Prayer”, um cover do Duran Duran, nas letras provocativas e maliciosas e no clima de motel barato de beira de estrada que sempre está impresso nas músicas da dupla. “Zipper Down” não é o melhor disco da dupla, mas isso não é demérito nenhum. Ele é ótimo. É aquele tipo de rock despretensioso excelente pra se ouvir no carro voltando pra casa depois do expediente.


Designer, sociólogo de boteco, baixista de fim de semana, DJ ocasional, leitor ávido de Wikipédia e escritor de romances de gaveta. Manézinho de nascimento, criado em Porto Alegre e atualmente mora em São Paulo. Como todo bom crítico, já tocou em várias bandas que não deram em nada.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.