YANTO LAITANO – YANTUX

Yanto Laintano é um músico que não se encontra sempre por nossas plagas. Nesse novo trabalho o pop gaúcho rasgado do Bidê ou Balde e da Video Hits dá as caras em algumas faixas, mas de maneira peculiar, quase sutil. Até mesmo porque, o álbum feito de maneira conceitual, é…

Yantux (SELO 180 FONOGRÁFICO)

Yantux - (SELO 180 FONOGRÁFICO) - 9.3

9.3

Uma obra conceitual. Dez faixas tendo mais 7 entrelaçadas entre o trabalho completo. Outra pequena obra prima de Yanto.

User Rating: Be the first one !
9

Yanto Laintano é um músico que não se encontra sempre por nossas plagas. Nesse novo trabalho o pop gaúcho rasgado do Bidê ou Balde e da Video Hits dá as caras em algumas faixas, mas de maneira peculiar, quase sutil.

Até mesmo porque, o álbum feito de maneira conceitual, é uma conversa sem fim entre ligações e respostas entre Yanto e personagens fictícios. A receita é curiosa, mas não o o termo “álbuns conceituais da música gaúcha”.

Na historia da música brasileira e gaúcha (na minha opinião está em um patamar diferenciado juntamente com outras oriundas de outros poucos estados, como Pernambuco, por exemplo), tivemos recentemente Diego Medina fazendo um álbum conceitual de anti musica (“Ansiedade Song” de 2015). Mas o conceito de Yanto é mais uma pingue pongue entre ligações recebidas e músicas respostas.

Ocorre que, Yanto é brilhante desde que descobrimos o rapaz com uma única canção há alguns anos atrás. Não vou entrar no mérito aqui, porque nem mesmo ele deve aguentar essa menção, mesmo que de maneira comedida. “Yantux” apesar de ser um conceito dentro de um álbum de música é originariamente pop! Pop rasgado, daquela maneira que poucos músicos sabem fazer.

Mas não o pop encontrado nas ofertas sonoras de rádios que insistem em poluir nossos dials com músicas ruins artistas dentro de gravadoras majors. O pop do rapaz é aquele cheio de nuances e humor peculiar que só poucos sabem construir.

A cada ligação ou faixa do CD, uma resposta musical em um tom maior, com letras e música a altura da obra. 7 ligações e 10 respostas a altura. Dez faixas que vão se acomodar à biblioteca da música brasileira e porque não, do imaginário riograndense mais uma vez.

Com produção do próprio Yanto e participação de: Julio Reny, Beto Chedid, Felipe Narcizo, Pedro Petracco, Thomas Dreher e mais uma penca de animadas participações; “Yantux” é um disco estranho á grande fauna e flora brasileira.

Graças aos Deuses da Música!

Continue assim Yanto Laintano, nós os ouvintes, agradecemos de coração!



Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.