Uma bela cantora e muito talento, Patricia Talem!

Talentosa, bela e com uma sensibilidade incomum, o Underfloripa tem o orgulho de apresentar sua nova entrevistada: Patricia Talem!

Underfloripa – Como você começou na música? Quando foi que surgiu aquele start: _ Vou ser uma cantora e viver disso?

Patricia Talem – Desde pequena sempre quis ser cantora … comecei a cantar a praticamente junto com a fala …aos 14 anos iniciei as aulas de canto, e a partir daí eu já sabia que queria seguir a profissão…

Underfloripa – As gravações aconteceram nos EUA, e obviamente você já entrou em estúdios brasileiros, hoje dá para dizer que não existem mais diferenças entre os estúdios entre os 2 países? Qual foi a diferença que mais te chamou ou chama a atenção entre a maneira de gravar dos americanos e os brasileiros?

Patricia Talem – Sem dúvida há muita diferença. A tecnologia nos Estados Unidos é muito avançada. Por um preço acessível, esta é a questão…

Underfloripa – O repertório dessa estréia é irretocável, grandes artistas, canções conhecidas, deu medo de regravá-las?

Patricia Talem – A responsabilidade de regravar uma canção é sem dúvida maior do que gravar uma inédita. Isto porque as pessoas esperam que você acrescente algo mais a canção, por isso a importância de ter um feedback dos compositores.

O deste álbum tem sido positivo, estou satisfeita!

Underfloripa– Como é lançar um cd no Brasil, sendo um país de dimensões continentais, culturas tão diversas, e centenas de cantoras tão diferentes entre si? Algumas até ícones para artistas de fora, como: Elza Soares, Elis Regina, Maysa, Dolores Duran, Elizeth Cardoso…

Patricia Talem– É meu primeiro álbum lançado no Brasil…mas o país é enorme,gostos tão diversos…há espaços para todos … sem dúvida o trabalho tem sido melhor recebido lá fora, até agora, mas é a velha historia; santo de casa não faz mlagre e a galinha do vizinho bota ovo amarelinho não é?

Underfloripa– E voltando para a pergunta anterior, o que você poderia citar de cada cantora citada anteriormente que serviria não só para você, mas também para outros artistas da sua geração?

Patricia Talem – São vozes importantes, fizeram historia. Naquela época o mercado limitava o número de artistas, hoje em dia qualquer um grava disco, e considero isso extremamente positivo. Não é que o número de cantoras tenha aumentado… elas sempre estiveram aqui, mas nunca tiveram espaço…

Underfloripa– Quer deixar algum recado para os leitores do site?

Patricia Talem– Gostei muito do conteúdo do,admiro os que se empenham em divulgar nossa música.


Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.