Soonanda – Imersão

As vezes uma banda se perde pela proposta “artística” e perde a chance de emplacar ou fazer seu trabalho “acontecer”. Em outras, a banda ou artista não aposta devidamente em seu trabalho e a “embalagem” que nos enche os olhos, é apenas uma caixa sem graça onde o conteúdo é…

Imersão (Independente)

Independente - 8.1

8.1

Música instrumental com generosas pitadas de jazz latino, Egberto Gismonti, Moacir Santos e desleixo com a embalagem do CD.

User Rating: Be the first one !
8

As vezes uma banda se perde pela proposta “artística” e perde a chance de emplacar ou fazer seu trabalho “acontecer”.
Em outras, a banda ou artista não aposta devidamente em seu trabalho e a “embalagem” que nos enche os olhos, é apenas uma caixa sem graça onde o conteúdo é pobre e em outras, ocorre justamente o contrário.

Soonanda é um dos mistérios catarinenses mais bem guardados. Não deveria! Com uma embalagem simples e um encarte seguindo a mesma linha, o conjunto visual é demasiado simples. Não chama muito a atenção e se todo bom time começa por um bom goleiro, toda banda, grupo ou artista que se preze deveria prezar pela primeira impressão que fica, que é a apresentação do seu trabalho.

A banda que conta com 6 integrantes (ao menos na gravação do CD de mesmo nome em 2014) consegue realizar  uma verdadeira viagem lisérgica de ritmos acelerados, instrumentos africanos, jazz latino e o mais importante, incorpora uma música que sobressai.

Alma e pulsação se fundem à devaneios. Uma pitada de Gismonti aqui e outras tantas de Moacir Santos acolá. Praia, amizades, imersão e um grupo coeso. Muito embora suas músicas soem com total liberdade, é como se cada instrumento estivesse em um canto do estúdio e os sons se fundissem como por acidente e não como uma orquestra em uníssono. Soonanda é um grupo instrumental que ecoa bons momentos,com a competência dos Grandes Mestres do Jazz em outros.

É possível dizer que, nem toda música instrumental é igual. Depois de Soonanda, algumas coisas mudam, principalmente o sentimento que emana desse belo sexteto.

Classe Média Altíssima, como diria aquele músico!



Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.