Shiron the Iron, releases e surpresas diárias

Todo dia o Luciano e eu, atuais editores deste humilde espaço, recebemos uma quantidade razoável de releases e sugestões de pauta. Bandas, discos, clipes. Às vezes rodamos elas, muitas vezes não. Não é por mal, de verdade. Peço desculpas a todos vocês que já nos enviaram material e não foi rodado. Na maior parte das vezes, falta tempo mesmo. Infelizmente não conseguimos dedicar tanto tempo quanto gostaríamos de dedicar a este espaço, afinal temos mais amigos que discos (e temos discos pra caralho), além de famílias e, o pior de tudo, empregos.

Semana passada eu recebi uma sugestão de pauta sobre uma banda nova chamada Shiron the Iron, referindo a eles como “o nome do novo duo do rock alternativo brasileiro”. Eu estava pronto para deixar de lado, sem nem ouvir o material, aí parei, olhei para o e-mail e pensei em deixar a preguiça de lado e ouvir.

Não me arrependi.

Há algo de incrível na estética DIY da banda, desde a produção do videoclipe produzido por Leo Marques para a revista americana Cake até os instrumentos. A guitarra do vocalista Shiron é artesanal, construída com uma caixa de madeira. O som é uma mistura de punk, blues e uma boa dose de rock psicodélico, que em horas lembra outro duo, o The Black Keys, mas na maioria das vezes lembra a crueza de Seasick Steve. A faixa foi gravada em Belo Horizonte, no estúdio Ilha do Corvo, usando exclusivamente equipamentos analógicos para atingir um resultado mais cru e mais ao gosto da banda.

Sobra fuzz e muita alma em “Ain’t No Man or Woman to Take My Soul Down”, uma daquelas provas vivas que, apesar de tudo, o Rock n’ Roll continua bem vivo, você só precisa saber aonde procurá-lo.

O clipe foi filmado com filmadoras VHS e com câmeras digitais antigas, reforçando a aura vintage da banda. O clipe, que inclui a dupla de lingerie, traz referências ao cotidiano no interior de Minas Gerais e filmagens feitas pela própria dupla e amigos deles, muitas vezes na garagem onde eles ensaiam.

Formada pelo vocalista e guitarrista Shiron, ex-membro da Fusile, e pelo ex-Junkie Dogs, o baterista Flávio Freitas, a dupla Shiron the Iron parece estar apenas começando. É possível saber mais sobre eles nesta matéria na revista Cake. Enquanto isso, eu sigo esperando mais releases e mais boas surpresas nas minhas semanas.


Tagged:


Designer, sociólogo de boteco, baixista de fim de semana, DJ ocasional, leitor ávido de Wikipédia e escritor de romances de gaveta. Manézinho de nascimento, criado em Porto Alegre e atualmente mora em São Paulo. Como todo bom crítico, já tocou em várias bandas que não deram em nada.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.