Illuminate – Shawn Mendes

Shawn Mendes vem com um estilo definido para seu segundo álbum “Illuminate”. Sua inspiração musical em Justin Timberlake,Bruno Mars e Ed Sheeran pode ainda ser muito forte, mas para um adolescente que acabou de entrar na juventude (Shawn tem 19 anos apenas), nada mais natural que deixar suas influências marcarem…

Illuminate - Universal Music

Universal Music - 7.5

7.5

Música pop para comédias adolescentes estilo Sessão da Tarde. Duas faixas desnecessárias. Quase um mais do mesmo. Quase.

User Rating: Be the first one !
8

Shawn Mendes vem com um estilo definido para seu segundo álbum “Illuminate”.

Sua inspiração musical em Justin Timberlake,Bruno Mars e Ed Sheeran pode ainda ser muito forte, mas para um adolescente que acabou de entrar na juventude (Shawn tem 19 anos apenas), nada mais natural que deixar suas influências marcarem presença.

A fotografia do álbum está impecável, tons frios ou em preto e branco dão um toque intimista ao álbum que também vem acompanhado de suas letras.

Mas vamos aos fatos…A sensação que esse álbum traz é de que seria perfeito para uma trilha sonora de comédia romântica adolescente.Sim, durante as músicas, consegui imaginar a cena em que uma ou outra tocaria:

1) O casal principal briga, cada uma vai para seu canto e “Ruin” começa a tocar com seu estilo R&B;

2) A mocinha encontra um cara para acontecer aquele triângulo amoroso e o mocinho encontra os dois dançando numa balada enquanto o single “Treat You Better” está tocando; e (vamos parar por aqui);

3) “Lights On” é para aquele momento em que o casal faz as pazes e tudo começa a dar certo de novo. Não vejo como não ser diferente disso.

Das 15 faixas do álbum, 13 falam sobre relacionamentos amorosos no melhor estilo paixão com um desespero ou complicação típica adolescente. São letras simples, mas honestas e bem pessoais.No entanto, a produção está de cair o queixo com um destaque para o single “Mercy”. Os arranjos souberam dar uma profundidade para as faixas com backing vocals estrategicamente colocados e timbres de guitarra à la John Mayer deram maior interesse aos ouvidos.

Os gêneros se misturam entre a pegada do Ed Sheeran e as baladas do Sam Smith, mas Shawn Mendes brilha quando escolhe um R&B para abusar de sua boa técnica vocal e intensidade na interpretação. Se ele seguir por esse caminho, pode encontrar seu espaço sem ser comparado com suas influências.

O álbum fecha com maestria com “Understand” falando não sobre amores juvenis, mas sobre o amadurecimento, com suas dúvidas e conquistas, de um jovem promissor.E temos as faixas bônus para concluir. “Hold On” foi mais uma linda surpresa quando ouvi a letra contando um pouco da relação de pai e filho.Seria tocante se terminasse somente com essa faixa como bônus, mas não. Infelizmente mais duas faixas se apresentaram sem necessidade, quebrando o clima comovente das duas faixas anteriores.

Recomendo escutar até “Hold On” que fica tudo bem.



Criada por família musical e artística, vive nutrindo sua essência com arte. Desde os 7 anos, é inspirada por Beatles, Disney e The Sound of Music. Listomaníaca, sonhadora e fascinada por organização, decoração e estilo;acredita que um bom papo com companhias queridas e culinária italiana à mesa é uma boa receita pra alegria plena. Manezinha apaixonada pelo frio, atualmente mora em Curitiba.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.