PFC Live In Brazil (Universal Music)
Universal Music - 6
6
Aqui temos o registro da passagem deste multiprojeto cosmopolita cheio de multimúsicos por Curitiba em 2014. Entre o time internacional de músicos, há inclusive um percussionista brasileiro, mas nada de destaque. Até porque ninguém dá bola pro percussionista.
O show foi gravado no Teatro Ópera de Arame e é um primor técnico. Todos os músicos são excelentes e as versões de clássicos como “A Change Is Gonna Come”, uma das “músicas de trabalho” do grupo junto com “Imagine” (que não aparece no CD) é fantástica.
Alguns momentos são um pouco chatos, repetitivos e às vezes até limpinhos demais. Boa parte do tempo tudo soa um tanto demagógico, como é comum nesses projetos assistencialistas musicais. Há vários momentos em que criam-se momentos de tensão/expectativa com pausas, mas o recurso é usado tantas vezes que acaba perdendo o efeito. A edição, comum em discos em que é necessário cortar um show de duas horas em um disco de até setenta minutos, fica abrupta e é perceptível onde uma música foi excluída da versão final do disco.
No geral o trabalho é excelente. É inegável que estamos lidando com músicos de altíssimo calibre, mas não parece que eles estão fazendo o maior show de suas vidas. Registros ao vivo são complicados nesse sentido. Não esperava nenhum “Made in Japan” ou “Live at Leeds”, mas ao ouví-lo parece que para os músicos é apenas mais uma quarta-feira comum.