Os melhores álbuns de 2018

Há algum tempo publicamos as listas dos melhores trabalhos lançados no ano. Porquê?

Porque somos loucos por listas e gostamos de sofrer. De colocar e tirar bandas/artistas a todo instante de nossas listas, e isso por si só, já nos basta como explicação. Sim, somos uma confraria de amigos e conhecidos que amam a música e bem que queríamos ter mais gente votando e listando seus álbuns preferidos aqui, mas nem todos que foram convidados puderam.

Uns porque são mandriões (mas não se preocupe, não citaremos nomes, só informaremos que faz parte dos quadros do Underfloripa) e outros por questão de trabalho (isso acima das listas é inquestionável!) e outros porque não quiseram fazer parte de nossos quadros.

Em um ano tão diferente e pesado, a nossa primeira surpresa foi que; não houve nenhuma banda/artista nacional ou gringo que tivesse sido unanimidade!

Um exemplo são as catarinenses da La Leuca. No mesmo ano que lançaram o primeiro trabalho e fui implacável com o mesmo, obtiveram a mesma quantidade de votos que os demais citados abaixo, dois!

Isso prova que estamos no caminho certo. Ao mesmo tempo que podemos e temos a liberdade de criticar um trabalho lançado, podemos também elencar o mesmo como um dos melhores do ano (mas não com o meu voto). E o mais contraditório: ao vivo, a banda é infinitamente melhor que em CD.

Outra surpresa, a quantidade de bandas e artistas que ganharam 2 votos foi imensa!

ruido/mm, La Leuca, Luiza Lian, Violins, Disaster Cities, Le Almeida, Cora, Trempes, Monte Resina, Frabin, Bike, Autoramas, Fantastic Negrito, Komatsu, Spiritualized, Superchunk, Black Rebel Motorcycle Club e Beach House.

Todos empatados, e se não fosse um dos votantes, o Superchunk seria a única banda com 3 votos! Mas não dá para listar 11 ou mais bandas, a regra é clara!

Aos que figuraram em quaisquer das listas, ou em mais de uma, desejamos a mesma coisa; continuem a criar e não terem medo de errar ou acertar!

Sejam artistas, músicos, loucos, mágicos e trágicos, mas sejam música sempre!

Confira as listas de cada um dos nossos colaboradores e convidados!

Os melhores álbuns de 2018 por Alexandre Aimbiré
Os melhores álbuns de 2018 por Rubens Herbst
Os melhores álbuns de 2018 por Fábio Bianchini
Os melhores álbuns de 2018 por Erick Tedesco
Os melhores álbuns de 2018 por Luciano Vitor
Os melhores álbuns de 2018 por Leonardo Vinhas
Os melhores álbuns de 2018 por Xando Passold



Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.