Os melhores álbuns de 2017

2017 foi um ano sensacional para a música. Isso é um clichê que se repete há alguns anos: “O ano de dois mil e… foi um ano sensacional para a música”. Na realidade, se tirarmos os olhos de nossos umbigos e pararmos de reclamar da falta de novidades musicais nas rádios e TVs de grande porte, todos os anos serão sensacionais!

A fartura de boas bandas e artistas é enorme. Basta parar de procurar os próximos Beatles ou a próxima banda que irá salvar o rock.

Existem tantos sites bacanas, tantas rádios independentes e zilhões de endereços na grande rede para caçarmos boas músicas ou conhecer novas bandas que isso daria um livro de proporções bíblicas!

O importante é não só sair da zona de conforto como ouvinte, mas também parar elogiar tudo que escutamos e dizer que é super legal, somente para agradar um amigo, ou ainda, um amigo que tem banda.

No Brasil falta consciência crítica!

Dito isso, o Underfloripa, que já teve algumas encarnações, vai direto ao ponto (mas nem tanto)!

Com a ajuda de 3 amigos do site que são acima de qualquer suspeita (basta procurar as credenciais dos 3 na grande rede), anuncia com algum estardalhaço a sua lista de melhores trabalhos lançados em 2017.

Atrasamos um pouco a publicação pois enquanto você bebia sua espumante ao findar das luzes de 2017, um de nossos votantes estava internado em um hospital tratando de uma enfermidade.

Mesmo assim, ele nos enviou suas 2 listas, entre o adentrar ao hospital e sair do mesmo 3 dias depois. Sabe porquê? Porque ele ama música. Isso passa a ser a coisa mais importante do mundo não só para ele, mas para os outros colaboradores e, óbvio, nós editores e colaboradores do site! O votante em questão é o querido Rodrigo de Andrade, vulgo “Garras”, um dos sócios do Selo 180 Fonográfico. Ele já está bem e aceita convites para beber!

NÓS AMAMOS MÚSICA!

Se nos trabalhos nacionais, Gustavo Telles (4 votos) e Escambau (3 votos) foram os que mais apareceram nas listas, em seguida: Skrotes, Cobalt Blue, Boogarins, NOAHS, Letrux e Rodrigo Nassif Quarteto (2 votos) pontuaram bem entre os votantes.

Do lado internacional a disputa foi mais acirrada. Beck, Charlotte Gainsbourg, Mark Lanegan, Kendrick Lamar, os veteranos do The Jesus and Mary Chain e Liam Gallagher empataram por dois votos.

O que prova somente uma coisa, mesmo com tanta banda boa e artistas excelentes, muita gente ficou de fora. O que nos traz uma reflexão; nenhuma lista é a dona da verdade. E as discrepâncias entre as inúmeras listas que encontramos nos sites e revistas desse mundão é que torna tão divertida a tarefa de elencar tantos trabalhos!

Não acredite no hype e nem em nossas listas! Faça a sua e boa caçada à próxima banda ou artista bacana que você leitor pode encontrar!

Confira nas páginas seguintes as listas.


Pages: 1 2 3 4 5 6


Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.