NÓS SOMOS A TEMPESTADE – CONVERSAS SOBRE O METAL ALTERNATIVO DOS EUA – LUIZ MAZETTO

Talvez tenha tido algum trabalho semelhante em alguma parte do mundo,talvez não. Somente pelo fato do jornalista Luiz Mazetto ter conversado por e-mail, telefone ou quando possível pessoalmente com músicos de 25 bandas ou artistas do cenário alternativo do metal norte americano, e pela primeira vez todas essas conversas terem…

Edições Ideal

Edições Ideal - 8.9

8.9

Uma radiografia sobre a cena do metal alternativo norte americano realizada com maestria!

User Rating: Be the first one !
9

Talvez tenha tido algum trabalho semelhante em alguma parte do mundo,talvez não. Somente pelo fato do jornalista Luiz Mazetto ter conversado por e-mail, telefone ou quando possível pessoalmente com músicos de 25 bandas ou artistas do cenário alternativo do metal norte americano, e pela primeira vez todas essas conversas terem sido compiladas em um livro, já dá um caráter de ineditismo à empreitada que levou cerca de quatro anos para ser concluída.

De início, Luiz Mazetto não pensou escrever algo sobre o gênero, apenas iniciou algo em que acreditava e por desdobramentos da vida, acabou com dezenas de entrevistas. Algumas já publicadas em um extinto blog, outras em um site chamado “Intervalo Banger” (que foi encerrado, mas que permanece no ar) e muitas outras inéditas!

Através dessas entrevistas, é possível descortinar um linha tênue acerca do metal alternativo que há mais de 30 anos existe nos Estados Unidos. Com a colaboração da Editora Edições Ideal e sendo o primeiro livro lançado dentro da editora com o selo”Coleção Mondo Massari” do jornalista, escritor e apresentador Fabio Massari, Mazetto consegue desvendar um mundo pouco conhecido por leitores nada iniciados no assunto!

Com tantas entrevistas e uma historia nada linear, o livro têm seus momentos sui generis. Ao entrevistar os músicos Buzz Osborne e Dale Crover (precursores do “movimento” e membros do Melvins), é possível notar o tom de escárnio e desdém de ambos ao responderem algumas perguntas, talvez querendo chamar a atenção dentro de um universo musical pouco conhecido.

Muito mais interessante é notar que muitos músicos de metal gostem de blues, jazz e tenham gostos tão desconexos entre si, ao citarem músicos tão dispares quanto: John McLaughlin, John Lennon, Hank Williams,Jimmy Page, Bill Ward e Willie Nelson!Outros traços em comum dos músicos da cena: a dupla jornada de trabalho que muitos desses músicos enfrentem ao levarem sua mensagem e músicas aos mais diversos cantos não só dos EUA, como também de outros cantos do mundo, pois na maioria dos casos, a música não paga as contas.

Os discos que influenciaram alguns dos integrantes das bandas não têm nada a ver com a música que cada um faz e descobrir que o lema “do ityourself” continua tão em voga, quanto o movimento punk que muitos descobriram há décadas atrás.É surpreendente saber que uma boa parte dos músicos tocaram em diversas bandas e em mais de uma que foi entrevistada para o livro.

A obra desmitifica a idéia de que todo músico é bonachão, não trabalha, não tenham seus problemas e nem tenham que correr atrás para fazer a sua música acontecer e isso é a mensagem mais importante que “Nós Somos a Tempestade..” nos traz.

A obra com 272 páginas é uma linda iniciativa à um cenário ainda desconhecido em nosso país,mas também um enorme alento a bandas iniciantes,pois quando nos deparamos com uma banda do tamanho do Mastodon (uma das entrevistadas no livro) que atingiu grandes festivais como o Rock in Rio desse ano por exemplo, e conseguiu uma carreira significativa, é bom também perceber que outras, mesmo após mais de 20 anos de estrada, continuam na ativa!



Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.