Gibson entra com pedido de concordata

A Gibson, lendária fabricante de guitarras americana, entrou com um pedido de recuperação judicial, conhecido popularmente nos Estados Unidos como Chapter 11, em referência à seção da lei de falências americana referente à concordatas. A revista americana USA Today e diversos outros noticiosos reportaram hoje o pedido oficial da empresa ao governo americano. As dificuldade financeiras da Gibson têm sido noticiadas há tempos e recentemente a empresa decidiu não participar da NAMM, a maior feira de instrumentos musicais do mundo.

De acordo com o pedido, enquanto estiver saldado a sua dívida, a Gibson planeja continuar fabricando guitarras, tanto pela sua marca principal quanto por suas subsidiárias, como a Epiphone e a Dobro, porém irá fechar seu departamento de inovações, que fabrica eletrônicos, como fones de ouvido pela marca Philips. O pedido de concordata da Gibson ainda precisa de aprovado pelo judiciário americano e pode sofrer o veto de parte de seus credores.

Henry Juszkiewicz, CEO da empresa, disse que foram feitos “avanços substanciais” nos últimos doze meses visando “reestruturação operacional”. “Vendemos marcas secundárias, aumentamos a receita e reduzimos as demandas de capital. [Com a] decisão de voltar o foco ao centro do negócio, instrumentos musicais, combinado com o apoio de nossos credores, cremos que garantiremos a estabilidade e saúde financeira da empresa à longo prazo”.

A Gibson foi fundada em 1984 e conta com diversos modelos de guitarras extremamente conhecidos e populares, como a Les Paul e a SG. Muitos guitarristas, como B.B. King, Jimmy Page, Chuck Berry, Tony Iommi e Thom Yorke são conhecidos usuários de seus instrumentos.


Tagged:


Designer, sociólogo de boteco, baixista de fim de semana, DJ ocasional, leitor ávido de Wikipédia e escritor de romances de gaveta. Manézinho de nascimento, criado em Porto Alegre e atualmente mora em São Paulo. Como todo bom crítico, já tocou em várias bandas que não deram em nada.


Underfloripa (2007-2019) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.