Escambau lança dois clipes do quarto álbum que será lançado em junho.

Banda anunciou disco duplo semana passada e agora disponibiliza os clipes de “Fogo” e “Os Melhores quanto ao Carnaval”.

O quarto álbum do Escambau, “Sopa de Cabeça de Bagre”, a ser lançado dia 09 de junho, será duplo e ganha hoje os clipes das faixas de “Fogo” (disco 1) e “Os Melhores quanto ao Carnaval” (disco 2). A ideia inicial era que o disco 1 fosse a obra completa, mas, com a entrada de Marcelo Crivano (ex-empresário do Relespública) no time da produção musical, o grupo, liderado por Giovanni Caruso (ex – Faichecleres) e Maria Paraguaya, foi instigado a um processo de composição intenso, o que levou à decisão de fazer um álbum duplo e lançar dois clipes, cada um ‘representando’ músicas fortes de ambos os discos. Enquanto o vídeo de “Fogo” traz um clima noir e profundo, bem característico do Escambau, o clipe de “Carnaval” apresenta uma faceta política do grupo que se mostra atento aos dias atuais,é explosivo e moderno.

A direção de ambos os clipes é de Vinícius Antunes, que conta que em “Fogo” ele se baseou no que Giovanni diz sobre a música para criar o roteiro. “Nós temos diversos sentimentos e sensações relacionados ao ‘fogo’, como a paixão, a raiva, tesão, o calor, enfim, a música fala sobre isso. É como se fosse ‘aquilo’ que nos desconecta da razão, seja para o bem ou para o mal”, diz Giovanni. Então, no vídeo o grande trabalho foi expressar esse ‘fogo’ nos personagens, representados pelos integrantes da banda. “Em diversas situações do clipe a gente tem ‘momentos pré fogo’ que vão até à ‘explosão’ dos personagens. Cada um ‘explode’ à sua maneira, às vezes reprimindo, às vezes externalizando”, diz Vinícius.

Já o clipe de “Os Melhores quanto ao Carnaval” traz a banda em uma ótima fase. Com uma letra forte, que grita sobre a situação caótica do Brasil atualmente, Giovanni, Paraguaya, Ivan Rodrigues (bateria), Yan Lemos (baixo) e Zo (guitarra) aparecem com maquiagens carnavalescas, porém com uma expressão nada muito feliz. ‘Sei que a nível mundial / Somos os melhores quanto ao carnaval / Mestres da desigualdade social / Já me acostumei, até acho normal / Festejarmos uma vaga de hospital’ esse é um dos trechos da letra irônica e necessária composta por Giovanni.

O álbum tem o apoio da Fundação Municipal de Curitiba.

Formada em 2009, em Curitiba, a banda conta com 5 integrantes: Giovanni Caruso (voz e violão), Maria Paraguaya (voz e percussão), Zo Escambau (guitarra), Yan Lemos (baixo) e Ivan Rodrigues (bateria). Os discos lançados até aqui são 3: “Acontece nas Melhores Famílias” (2009), “Ordem e Progresso via Pão & Circo” (2011) e “Novo Tentamento” (2014).

Performático, o grupo vem se destacando no cenário alternativo pela capacidade de experimentação. Apesar de ter forte influência do rock, não aposta em um estilo único. “A gente deixa a canção mandar”, define Ivan, reforçando que os músicos tocam de boleros a guaranias.

A Escambau está no Facebook, no Twitter e no YouTube. Seus discos podem ser ouvidos no Spotify.

FICHA TÉCNICA

CLIPE SOMOS OS MELHORES QUANTO AO CARNAVAL:

Argumento: Vinícius Antunes e Ana Letícia Zimmermann
Direção: Vinícius Antunes
Direção de Fotografia: Rayman Juk
Assistente de Fotografia: Anna Clara Petracca
Direção de Arte: Ana Letícia Zimmermann
Produção: Carol Müller
Maquiagem: Bruna Bley
Técnica de luz: Marcela Mancino
Figurino: Escambau
Montagem: Vinícius Antunes
Colorização e finalização: Vinícius Antunes
Agradecimentos: Thaísa Baby e Cena Hum

CLIPE FOGO:

Argumento: Vinícius Antunes, Rayman Juk, Escambau
Direção: Vinícius Antunes
Direção de Fotografia: Rayman Juk
Assistente de Fotografia: Anna Clara Petracca
Direção de Arte: Ana Letícia Zimmermann
Produção: Carol Müller
Produção de Alimentos: Rafael Baby
Motorista: Rafael Baby
Figurino: Escambau
Figurantes: Guilherme Roveia, Paola Galva, Yuri Lemos, Mariana Kauchakje, Heber Pires, Cecilia Giovanetti, Ana Luiza Zimmermann, André Carneiro e Rafael Baby.
Montagem: Vinícius Antunes
Colorização e finalização: Vinícius Antunes
Agradecimentos: Edifício Anitta, Ivan Roccon, Eduardo Nogueira, Isis Piovesan, Karina Gallon, Katia Fernandes, Lilian Zimmermann de Quadros, Ana Luiza Zimmermann, Kapelle Bar.



Passou dos 30 e poucos anos faz tempo, resenhista (aka crítico musical), editor e amante das boas coisas da vida: música, cinema, literatura, teatro e o que mais envolver artes! Já escreveu para jornais, revista, sites e hoje batalha nesse humilde espaço. Poeta nas horas vagas, já percorreu o Brasil, mas hoje vive em São José, bem ao lado de Florianópolis.


Underfloripa (2007-2018) Todos os Direitos Reservados. Site em Wordpress mantido por Sierra November. Feito com amor em Floripa e São Paulo.